Prefeitura de Divinésia trabalhando para recuperar e proteger nascentes dos rios do município.

A atual administração de Divinésia, através do Prefeito Antônio Geraldo, preocupado com a crise hídrica que tem afetado o país e nossa região, buscando alternativas para tentar minimizar estes impactos ambientais no município, elaborou em conjunto com a Emater e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente uma política pública permanente para recuperar as nascentes hídricas em áreas públicas ou privadas do município e preservar as que se mantinham intactas.

O projeto técnico apresentou uma proposta de recuperação do potencial hídrico das nascentes degradadas no Município de Divinésia. Este projeto tem como objetivo, promover a preservação e recuperação das nascentes degradadas sob forma de parceria entre o Município de Divinésia e produtores rurais, como forma de melhorar a sustentabilidade das propriedades rurais do município e desenvolver um núcleo de produtores modelo em preservação de nascentes, visando um trabalho de educação ambiental.

É um trabalho efetivo, que servirá de incentivo para que outras comunidades preservem seus recursos hídricos. As atividades para o diagnóstico, implantação e condução do processo de preservação, recuperação e contenção de nascentes degradadas serão desenvolvidas por uma equipe da Prefeitura Municipal de Divinésia em parceria com EMATER – MG e com a participação das comunidades.

Com a escassez de chuvas dos últimos anos, a quantidade de água que infiltra no solo não é mais suficiente para recarregar o lençol freático e fornecer água suficiente para a manutenção das nascentes. Algumas já secaram ou tiveram consideravelmente o seu volume de escoamento diminuído, consequentemente o volume disponível de água para captação pelos agricultores diminuiu consideravelmente e já entrou em colapso em algumas regiões.

Foi realizado o levantamento das nascentes nas comunidades rurais do município de Divinésia, onde pode se diagnosticar a situação atual das nascentes, represas, bebedouro de animais e das matas ciliares; que são afluentes do Rio Paraíba do Sul que alimentam o rio Ubá, e da bacia do Rio Doce, que afluem no rio Turvo afluentes do rio Xopotó bacia do rio Piranga.

Após a identificação das áreas diagnosticadas ao se perceber a redução considerável da cobertura florestal, também foram elaboradas metas, como palestras, cadastramento, diagnóstico, recuperação e manutenção das nascentes e recuperação da vegetação.

Com o cronograma e a metodologia de trabalho as propriedades foram cadastradas e selecionadas para recuperação e proteção às nascentes, com ações tais como: cercamento das nascentes, reflorestamento de morros e encostas, terraceamento, construção de barraquinhas e recuperação e proteção das nascentes em áreas que margeiam os corpos d’água.

A Prefeitura de Divinésia disponibilizou aos proprietários rolos de arame, estacas tratadas para o cercamento, além dos transportes e a entrega das mudas. Também foi sancionada a Lei no 041/2017, que autoriza o Poder Executivo a implantar este projeto de recuperação das nascentes.

Preservar o Meio Ambiente é dar qualidade de vida à população. Com isso, a atual administração, busca assegurar às gerações futuras à disponibilidade de água em padrões de qualidade adequada ao consumo.