Educação Para o Patrimônio Histórico e Cultural

ATIVIDADES NA ESCOLA

INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho

ATIVIDADE: Amostra das Aulas desenvolvidas durante o ano sobre Patrimônio Histórico e Cultural

RESPONSÁVEIS: Direção, Equipe Pedagógica e Professores da Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho

RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES: Marco Aurélio Furiatti Filho – Chefe do Setor de Patrimônio da Prefeitura de Divinésia

PERÍODO: Ano letivo de 2017 => uma vez por semana em cumprimento da grade curricular

ENDEREÇO: Avenida Dias Paes, rua Projetada, s/n, centro

PARTICIPANTES: Todos os Alunos da Escola incluindo os dois turnos

DESCRIÇÃO

Em cumprimento a nossa grade curricular temos uma vez por semana em cada classe, respeitando o nível e idade dos alunos, aulas sobre Patrimônio Histórico e Cultural desde o princípio do ano.

As aulas vão desde conceitos mais básicos sobre o que seja patrimônio até conceitos mais elaborados como inventário, tombamento, legislação e demais assuntos relativos à temática. Todos os funcionários da escola se envolvem pois os alunos adoram.

O conteúdo é administrado pelo professor que usa de criatividade e método próprio. Grande parte das atividades são realizadas em conjunto pois muitas das aulas são de nível prático e de visitação. São realizadas excursões com os alunos, aulas no pátio e também diante de bens tombados ou inventariados e até mesmo de outros bens cujo valor é reconhecido pelos grupos.

O mais interessante é que esse tipo de aula pode ser aplicada de forma interdisciplinar passando por muitos conteúdos. Com uma visita a um bem dá para aprender além de história, cultura, geografia, ciências, português e também matemática. Numa ida à Igreja Matriz, por exemplo, que é um bem tombado, aprende-se a história do município, o tipo de relevo no qual foi construída, o tipo de

material utilizado, os tamanhos e larguras e no fim pode-se escrever bastante, seja discursiva ou poeticamente dependendo da interação entre os grupos e também do objetivo de seus professores.

O município de Divinésia tem investido bastante nessa questão de Patrimônio Cultural e isso tem influenciado em muito todos os setores da sociedade refletindo diretamente no ambiente escolar.

FOTOGRAFIAS

Divinésia, 25 de Outubro de 2017